Curta a Fan Page!

30 de junho de 2017

Você já curtiu a minha Fan Page no Facebook?
Não perca tempo!
Por lá você ficará atualizado sobre todos os trabalhos e novidades.

Tem artigo novo no site!

5 de abril de 2013

Para quem quiser ler e refletir um pouco sobre liderança, é só conferir os novos artigos no site:
- Liderança é uma questão de atitude
- A pessoa certa no lugar certo: um reflexão sobre a desafiadora tarefa de contratar
- Feedback: um poderoso aliado na gestão de pessoas (Partes I e II)
- Liderança e gestão de conflitos
www.samantaluchini.com.br
Aguardo sua visita!

Mensagem de Final de Ano – 2011

19 de dezembro de 2011

A todos os meus Clientes, Parceiros e Amigos

Samanta Luchini no Programa Show+ 25/11/11

28 de novembro de 2011

No último dia 25/11, estive  no programa Show+ com Dárcio Arruda, para falar sobre fobia social.

Meu sincero agradecimento aos que puderam assistir e aos que me enviaram feedbacks prá lá de positivos!

O debate foi super interessante e o programa (na íntegra) já está disponível no site da emissora. Confira www.redetvmais.com.br/showmais e selecione o dia 25/11.

Grande abraço a todos e até  breve

Samanta Luchini

Samanta Luchini na Mídia

24 de novembro de 2011

Olá Pessoal, como estão?

Nestes próximos dias farei duas participações na TV e ficarei muito honrada se vocês puderem prestigiar:

24/11 – 5ª feira – 19h30
Estarei no Programa Show+ para falar sobre Fobia Social.
O programa é exibido ao vivo, pela Rede TV+, no canal 14 (NET).

07/12 – 4a feira – 14h00
Estarei no Programa Revista Mais para falar sobre como abrir e ter sucesso com um negócio próprio.
O programa é exibido ao vivo, pela Rede TV+, no canal 14 (NET).

Assistam e participem!

Um grande abraço
Samanta Luchini

Vale a Pena Ler – 2

2 de setembro de 2011

Olá Pessoal, como estão?

Conforme falei antes, hoje quero fazer a minha segunda indicação de leitura. Tenho lido tantos livros bons nos últimos meses que fica até difícil escolher a indicação!

A minha indicação de hoje aborda um assunto que tem sido muito frequente no meu dia-a-dia nos útlimos 2 anos, tanto nos treinamentos quanto nos processos de coaching e nos programas das universidades, a Inteligência Emocional. Eu ADORO esse tema e o mais interessante é que ele é essencial para todas as áreas da  nossa vida.

Trata-se do livro “Liderança com Inteligência Emocional: Liderando e Administrando com Competência e Eficácia”, cujos autores inspiraram a obra de Daniel Golemann, que já é bastante conhecida nessa área.

Expressar emoções no trabalho é tido como algo terrivelmente antiprofissional. Muitos crêem que nossos maiores erros e deslizes se devem às reações que temos naqueles momentos em que as emoções tomam conta de nós. David R. Caruso e Peter Salovey consideram equívoca essa visão das emoções. Os centros emocionais do cérebro, eles afirmam, não estão relegados a um papel secundário em nossos pensamentos e raciocínio, são parte integrante do que constitui pensar, raciocinar e ser inteligente. Isso não significa dizer que você deve pular de alegria sempre que fizer uma venda ou que deve arrancar o coração quando não for promovido. Em vez disso, a idéia deste livro é substituir a visão convencional das emoções por uma visão inteligente e eficaz. Neste livro, os autores descrevem uma hierarquia prática das habilidades emocionais, em quatro partes – identificar as emoções, utilizá-las para melhorar o raciocínio, compreendê-las e administrá-las -, e mostram como é possível mensurar, aprender e desenvolver cada uma delas de maneira integrada, resolvendo assim nossos mais complexos problemas no trabalho.

A leitura é bastante agradável, clara e objetiva. Complementada por vários questionários e sugestões de exercícios que podem favorecer o seu aprendizado. Inclusive, uma boa parte do meu curso “Lidere Suas Emoções” está embasada nessa obra.

Vale a pena ler!

Grande abraço e boa viagem literária.

Samanta Luchini

CARUSO, David R.; SALOVEY, Peter. Liderança com Inteligência Emocional: liderando e administrando com competência e eficácia. São Paulo: M. Books, 2007

Samanta Luchini no Programa Show + falando sobre Puxa-saquismo

2 de setembro de 2011

No último dia 25/08, estive  no programa Show+ com Dárcio Arruda, para falar sobre o puxa-saquismo nas empresas.

Meu sincero agradecimento aos que puderam assistir e aos que me enviaram feedbacks prá lá de positivos!

O debate foi super interessante e o programa (na íntegra) já está disponível no site da emissora. Confira www.redetvmais.com.br/showmais e selecione o dia 25/08.

Grande abraço a todos e até  breve

Samanta Luchini

Vale a Pena Ler – 1

28 de junho de 2011

Olá Pessoal, como estão?

Como muitos já sabem, os livros são a minha principal ferramenta de trabalho. É deles que eu tiro os contéudos que servem como base para a preparação das minhas aulas e dos meus módulos de treinamento, para a criação dos diversos jogos e dinâmicas que os participantes e alunos tanto gostam.

Um dos meus maiores prazeres é passear pelas livrarias (isso mesmo, prefiro pegar o livro e olhar as páginas!) e ver tudo o que há de novo na área de comportamento humano e organizacional.

Já tenho um acervo bem diversificado e cada exemplar certamente me trouxe grandes ideias e aprendizados. Mas alguns livros merecem especial atenção, principalmente para aquelas pessoas que buscam o desenvolvimento, rumo à excelência profissional e pessoal.

Por isso, vou usar meu bolg para indicar algumas dessas “riquezas”.

Minha primeira indicação é dedicada para as pessoas que querem aprimorar seu potencial criativo e, principalmente, estimular a criatividade das outras pessoas. E essa deveria ser mesmo uma prioridade de desenvolvimento pois, de acordo com um recente estudo publicado pela IBM (Working Beyond Borders), feito com mais de 700 diretores de RH ao redor do mundo, a Criatividade foi  identificada como a mais importante habilidade de liderança para os próximos 5 anos.

O livro se chama “Liderança para a Inovação: Como estimular e organizar a criatividade para sua equipe produzir ideias inovadoras” (referência completa está no final do post) e  traz reflexões muito interessantes sobre a dieferença entre uma ideia e uma inovação e sobre criatividade em equipe. Aborda também os principais obstáculos para a criatividade no trabalho e aponta as melhores estratégias para identificar, contratar, gerir e recompesar as pessoas criativas.

Leitura de fácil compreensão e aplicação, acompanhada de exemplos e situações do nosso dia-a-dia. Vale a pena ler!

Espero que vocês tenham gostado da dica e que gostem do livro também.

Grande abraço e até a próxima postagem

Samanta Luchini

ADAIR, John. Liderança para a Inovação: Como estimular e organizar a criatividade para sua equipe produzir ideias inovadoras. São Paulo: Clio Editora, 2010

Samanta Luchini no Programa AGERH – 25/05 – Inteligência Emocional

24 de maio de 2011

Samanta Luchini na Mídia

Olá Pessoal, como estão?

Na próxima, 4ª feira – 25/05, estarei ao vivo no Programa da AGERH, a partir das 11h00

para falar sobre Inteligência Emocional.

Trata-se de um programa de entrevistas interativo e vai ao ar todas as 4ªs feiras das 11h00 às 12h00,

exibido ao vivo pela TVABCD (web tv).

É direcionado ao público de RH e o acesso é feito através do link www.tvabcd.com.br

Ficarei muito honrada se vocês puderem acessar e participar.

Um grande abraço

Samanta Luchini

Frases de Efeito

14 de abril de 2011

Olá Pessoal, como estão?

Durante a minha trajetória profissional de mais de 13 anos , já tive o privilégio de desenvolver quase 10 mil pessoas. E nesse rico universo, tenho colecionado verdadeiras “perólas”, frases ditas pelos participantes, baseadas em suas experiências no papel de líderes e gestores de pessoas.

Essas frases, representam muito bem o contéudo de vários dos meus módulos de treinamento e contribuíram significativamente com as reflexões feitas em sala de aula, reforçando ainda mais a eficácia de metodologia que eu utilizo.

Gostaria de compartilhar algumas com vocês:

1) Urgência é algo que alguém não fez em tempo hábil e agora quer que você faça em tempo recorde.

Frase dita por um participante no módulo de Gestão do Tempo. Profundamente verdadeira e pelo visto, ele já aprendeu muito com ela. Essa frase mostra o quanto as pessoas ainda precisam aprender a priorizar adequadamente as suas atividades.

2) Feedback construtivo (crítica) é um presente que eu odiei, vindo das mãos de quem eu amo.

Frase dita por um participante no módulo de Feedback. Demontra o alto grau de maturidade que os líderes precisam ter para que possam lidar positivamente com as críticas e fazer bom uso delas.

3) O verdadeiro líder é aquele que reconhece que as pessoas trabalham COM ele e não PARA ele.

Frase dita por um participante durante o módulo de Liderança. Na minha opinião, não existe visão mais clara e consciente do papel que o líder deve desempenhar.

É muito gratificante observar que os participantes de fato articulam os conteúdos trabalhados em sala com os conhecimentos que já possuem e com as situações do dia-a-dia.

Essa é a beleza do meu trabalho e compensa qualquer obstáculo ou dificuldade que possam aparecer.

Espero que você tenha aproveitado as reflexões.

Grande abraço e até breve.

Samanta Luchini