Treinamentos Comportamentais

Treinamentos Comportamentais

Os treinamentos são ministrados a partir de uma metodologia vivencial própria, fundamentada na andragogia, conceito de aprendizagem ativa no qual os participantes tem total capacidade de aplicar, no dia-a-dia, o que é visto no treinamento, e nos princípios da neuroaprendizagem.

 

Samanta Luchini também desenvolve soluções customizadas, de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes, personalizando o conteúdo para a realidade e objetivos da empresa.

 

  • Accountability

    O termo accountability é utilizado para demonstrar uma evolução no uso da responsabilidade pessoal. As pessoas que empregam uma postura accountable no dia-a-dia são aquelas que pegam para si a responsabilidade frente aos desafios, problemas e oportunidades, gerando respostas com resultados. Esse módulo tem o objetivo de promover reflexões sobre a importância de uma atitude verdadeiramente responsável.

  • Atitude Empreendedora

    Ser empreendedor é conseguir ver possibilidades, respostas e oportunidades onde ninguém mais enxerga. Utilizar a criatividade e a inovação sempre a serviço de seus resultados, quebrar antigos paradigmas e ampliar os modelos mentais. Este módulo possibilita o desenvolvimento de um novo padrão de pensamento, diante dos desafios oferecidos pelo trabalho.

  • Autossabotagem

    A mente pode ser nossa melhor amiga e também nossa pior inimiga. Isso acontece pela atuação de sabotadores internos, que são um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham contra o que é melhor para nós. Esse módulo tem o objetivo de identificar os sabotadores e a sua atuação no nosso cotidiano, bem como apontar as estratégias que podem diminuir a sua influência.

  • Comunicação Assertiva

    É incontestável a importância da comunicação para a construção de bons relacionamentos, para o atingimento dos resultados e para a formação de um time de sucesso. Este módulo tem o objetivo de capacitar as equipes para o uso assertivo da comunicação, expandindo as habilidades e desenvolvendo novas estratégias.

  • Feedback

    Sem dúvida o feedback é um grande aliado na gestão de pessoas e no relacionamento interpessoal. Aprender a fornecer feedbacks no momento adequado e da forma correta, é uma habilidade importantíssima no perfil de qualquer gestor. O grande diferencial deste módulo é a abordagem vivencial, que favorece a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.

  • Crenças & Modelos Mentais

    Todas as pessoas, em algum momento, precisam refletir sobre essas questões e pensar nos obstáculos que podem estar bloqueando seu desenvolvimento e o acesso aos seus melhores resultados.
    Já foi comprovado que os obstáculos internos (crenças limitantes, paradigmas, modelos mentais) são muito mais poderosos que os externos, quando se trata de crescimento, mudança de atitude e empoderamento. Desenvolver uma postura proativa e questionadora diante das próprias crenças é um grande desafio.

  • Foco no Cliente Interno

    O tipo de atendimento dedicado aos clientes internos se reflete na qualidade do atendimento que é prestado aos clientes externos. Esse módulo desenvolve a equipe para proporcionar o melhor atendimento aos clientes internos, fortalecendo assim a parceria entre as diversas áreas da empresa.

  • Competência Emocional

    A competência emocional é vista hoje como um atributo essencial para os profissionais que realmente fazem a diferença no ambiente competitivo e mutante em que vivemos, sobretudo para aquelas pessoas que ocupam posições de liderança. Este módulo tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias que favoreçam o autoconhecimento e o manejo adequado das emoções.

  • Gestão de Conflitos

    Conflitos fazem parte de qualquer tipo de relacionamento. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os conflitos são necessários para se criar condições de discussão, para o desenvolvimento da criatividade, para a análise e superação de barreiras. Lidar com conflitos, no entanto, exige consciência, cuidado e técnicas específicas. Este módulo tem o objetivo de oferecer informações e ferramentas para a gestão assertiva e pacífica dos conflitos.

  • Gestão do Tempo

    Sobretudo neste momento em que todas as organizações estão com seus quadros bastante enxutos, a gestão assertiva do tempo auxilia as pessoas a entregarem melhores resultados, elevarem seus níveis de produtividade e a aproveitarem melhor a jornada de trabalho. Este módulo tem o objetivo de apresentar as mais recentes abordagens na área e trazer ferramentas que podem ser aplicadas imediatamente no dia-a-dia.

  • Delegação

    É através da delegação de tarefas e responsabilidades que o líder desempenha seu papel e promove o desenvolvimento da equipe. Este módulo tem o objetivo de capacitar os líderes para a delegação estruturada, através de um método completo e eficaz.

  • Janelas Quebradas do Comportamento

    A teoria das “Janelas Quebradas” ficou mundialmente conhecida por sua capacidade de determinar a relação de causalidade entre as pequenas falhas e problemas do cotidiano, com dificuldades maiores e mais complexas.  Este módulo, de forma prática e reflexiva, tem o objetivo de apresentar a aplicação dessa teoria no comportamento das pessoas e no dia-a-dia da empresa.

  • Liderança

    A liderança nos dias atuais é a mais verdadeira representação da empresa. Possui uma estreita relação com a melhoria dos resultados, com o estabelecimento de diferenciais competitivos e com a construção de um clima organizacional saudável e edificante. É um dos principais meios para se aprimorar as capacidades de enfrentar as mudanças, de agregar valor ao negócio, fortalecer as equipes e, principalmente, influenciar positivamente o desempenho das pessoas. Este módulo visa oferecer aos gestores as informações e ferramentas necessárias para uma atuação eficaz, para que possam obter efetivamente resultados positivos através das pessoas. Módulo Básico e Módulo Avançado.

  • Empatia

    A empatia é comum à nossa espécie e está relacionada à capacidade de reconhecer, compreender, validar, se conectar e experimentar o estado emocional e cognitivo das outras pessoas. Trata-se de uma resposta emocional apropriada à situação de outra pessoa, sem emissão de julgamento. Uma aceitação incondicional do pensar e do sentir alheio. No contexto da liderança, essa capacidade é de extrema relevância para a construção de um relacionamento positivo com as equipes de trabalho.

  • RH Como Parceiro de Negócio

    Refletir sobre o novo papel, os novos desafios e as novas competências da área de RH é fundamental para uma atuação assertiva e para a uma contribuição verdadeiramente estratégica. Esse módulo tem o objetivo de contextualizar o “novo” RH diante da atual realidade organizacional e das necessidades dos clientes internos e externos, apontando caminhos e práticas que podem aumentar sua eficiência e eficácia.

  • Relacionamento Interpessoal

    O relacionamento interpessoal é um fator que permite que as pessoas e a empresa caminhem para frente. Uma convivência produtiva, na qual todos tenham chances de crescer com a experiência individual e do grupo, pode criar um ambiente participativo e orientado pela colaboração. Este módulo tem o objetivo de apresentar as habilidades essenciais do relacionamento interpessoal, para que ele se converta num verdadeiro diferencial.

  • Equipes de Alta Performance

    O trabalho em equipe é uma importante estratégia de negócio para o ambiente competitivo e globalizado em que vivemos hoje. Permite o aprendizado e o desenvolvimento dos potenciais individuais e do grupo. Possibilita a integração das diferenças e a utilização da cooperação como base do trabalho. Esse módulo tem o objetivo de desenvolver os padrões de comportamento característicos das equipes de alta performance.

  • Resiliência

    Resiliência é um termo que veio da física para designar a capacidade que alguns materiais possuem de absorver grandes impactos e retornar à sua forma original. No contexto do comportamento e, especialmente na atuação da liderança, a resiliência está relacionada à capacidade de lidar com adversidades de maneira eficiente. A habilidade de lidar positivamente com as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança é uma competência de alto valor. Esse módulo tem o objetivo de apresentar informações e ferramentas para o aumento do nível de resiliência das pessoas.

  • Team Building

    O conceito de Team Building está relacionado à maneira como a equipe desenvolve a sua cultura e o relacionamento entre os seus membros. É uma estratégia importante para o desenvolvimento das competências em grupo, da comunicação entre as pessoas e o fortalecimento dos laços entre elas. O Team Building visa essencialmente melhorar a produtividade e os níveis de motivação individuais. Essa melhoria ao nível individual tem reflexos positivos no nível coletivo. Suas diversas atividades, geralmente realizadas ao ar livre, fornecem experiências realísticas que reforçam a importância e o poder de cada membro da equipe, destacando sua contribuição individual para os objetivos comuns e coletivos. Permitem que os membros descubram que as suas diferenças são o seu maior ativo e que a confiança, a cooperação e uma comunicação eficaz são a chave para o sucesso.

  • Produtividade

    Num momento em que as pessoas estão expostas a uma nova realidade de trabalho e por estarem estabelecendo novas relações com ele, desenvolver um olhar mais refinado e consciente sobre a produtividade auxilia na entrega de resultados, no melhor aproveitamento da jornada de trabalho e na experiência de melhores níveis de satisfação e realização. Este módulo tem o objetivo de apresentar informações, estratégias e ferramentas que nos levam na direção de trabalhar melhor, ao invés de trabalhar mais.